Pastoral da Juventude de Surubim-PE




ONLINE
2







"Vamos lá meu povo, já chegou a hora, põe também sua mão na massa refazendo a nossa história". Pureza

 

Calendário 2010 da PJ

 

 A Juventude quer Viver

Campanha Contra o Extermínio dos Jovens

Site  Nacional da PJ

Site da Casa da Juventude (CAJU)

Deliberações da 1ª APPJ

Selo Unicef

Escola de Educadores de Jovens

Site da Diocede de Nazaré-PE

Notícias

PASTORAL DA JUVENTUDE

PJ

 

Índice

 

 


Comissão Especial aprova Estatuto da Juventude

Estatuto da Juventude

A Comissão Especial de Juventude aprovou na tarde desta terça-feira (23), o Estatuto da Juventude. O Projeto de Lei 4529/04 além de criar o Estatuto da Juventude, regulando os direitos específicos dos jovens e estabelecendo diretrizes para elaboração de políticas de juventude, cria também a Rede e o Sistema Nacionais de Juventude. 

 

Na Câmara, a deputada Manuela D’ávila (PCdoB/RS), relatora do PL, comemorou a aprovação e ressaltou que a aprovação do texto é resultado de um “grande esforço para incluir todas as sugestões dos parlamentares e das entidades representativas dos jovens”, com o objetivo de criar um marco legal na área. 

Em seu relatório Manuela destaca que o PL tem origem no debate com jovens, gestores públicos e especialistas nas questões de juventude em todo o país. “Este Projeto é fruto do conhecimento produzido pelos coletivos de jovens ao longo dos últimos 20 anos, incluindo as últimas conferências de juventude, a participação da sociedade pelo Portal e-Democracia da Câmara dos Deputados e os recentes trabalhos de audiências públicas desta Comissão nesta Casa e nos Estados”, escreve a parlamentar.

Agora o Projeto de Lei segue para votação em plenário. Danilo Moreira, presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), comemorou a aprovação. “É mais um passo na constituição dos marcos legais para a juventude. Será importante também porque teremos um texto base para ser discutido e aprovado na 2ª Conferência Nacional de Juventude, que acontecerá no primeiro semestre do ano que vem”, argumenta. Para Marcela Rodrigues, coordenadora da Comissão de Parlamento do Conjuve, este foi um ano de vitórias. “Aprovamos a PEC da Juventude e agora conseguimos a primeira aprovação do Estatuto da Juventude”, explica Marcela, “agora precisamos da mobilização da juventude brasileira para seguir cobrando dos parlamentares a aprovação da matéria em plenário”, conclui.

Os conselheiros ainda destacaram a atuação da relatora Manuela D’ávila e o apoio do deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), na aprovação do PL.

Ana Cristina Santos
Ascom/Conjuve

Voltar ao Indice

 

Boletins da Reunião da Coordenação Nacional da PJ
(CN/CNA/SN)

 

Boletim nº 01
Boletim nº 02
Boletim nº 03

 

 

 

Boletim da Reunião da CN/CNA/SN - 1º DIA 03/06/2010

por Elis Sousa
Coordenadora Nacional pelo Nordeste 3

Neste primeiro dia de reunião, nos alegramos com o (re)encontro e pudemos sentir de forma calorosa e carinhosa, a acolhida dos/as jovens das terras capixabas, apesar do friozinho marcante da região serrana do Espírito Santo, local que acontece esta reunião.

Estão presentes 14 regionais, sendo estes: NE2, NE3, NE4, NE5, N1,NO, S1, S2, S3, S4, CO, L2, O1, O2. Ao todo estamos em 19 jovens e adultos, somando a secretária nacional e os assessores, reunidos para avaliar, refletir, rezar e planejar a PJ nacional, e de forma especial preparar a Ampliada Nacional de 2011 em Imperatriz –MA.

Na pauta de hoje refletimos e rezamos nossa vida, nosso chão, nossa caminhada e nossas articulações pastorais, tendo como iluminação e inspiração bíblica a leitura de Emaús (Lc 24, 13 -35).

No início da manhã, participamos da missa de Corpus Christi com a comunidade local, a Paróquia de Santa Isabel, Domingos Martins – ES, observando os lindos tapetes da comunidade, nos alegramos e nos sentimos parte dessa comunidade também ao contemplar um tapete da PJ também no meio dos outros tapetes construídos pela comunidade.

No primeiro Bloco da pauta “Nossa vida na vida de quem nos acolhe”, partilhamos nossas vidas, projetos de vida, inquietações, angústias, em seguida pautamos em “Nosso chão” e “Nossa caminhada” a análise da conjuntura da juventude brasileira, tendo em vista as eleições 2010 e os desafios e perspectivas colocados neste cenário político.

Em seguida, refletimos em torno das “Nossas articulações”, discutimos neste bloco, pontos como: o Projeto de revitalização da PJ Latino americana e o Congresso – o que temos realizado, rezado e vivido nos regionais e nacionalmente, Jornada Mundial da Juventude expectativas para a Jornada no Brasil, Setor Juventude – desafios e perspectivas, Campanha Nacional Contra a violência e o extermínio de Jovens atividades, planejamento e avaliação.

Finalizamos o dia com a certeza de que o Deus libertador, se faz presente em nosso meio nesta reunião. Em cada ponto de pauta (re)afirmamos, as nossas utopias e esperanças de um mundo melhor, percebendo de forma cada vez mais profunda e coletiva a pergunta da passagem de Emaús em nossa vivencia.“Não estava o nosso coração ardendo quando ele nos explicava as Escrituras?”

Voltar ao Indice

 

 

Boletim da Reunião da CN/CNA/SN - 2º DIA 04/06/2010


Por Walkes Vargas
Coordenador Nacional pelo Regional Oeste 1

No segundo dia de reunião, começamos os trabalhos bem cedo com a reza do Ofício Divino. Iluminados pelo Evangelho da Comunidade de Lucas iniciamos os trabalhos do Bloco “Nossos estudos e produções” onde partilhamos os desdobramentos dos estudos e produções da PJ Nacional. Discutimos sobre Espiritualidade, Militância, Missão, Dúvidas frequentes sobre a PJ, Fala Regional, Pesquisa realizada no IX ENPJ, Testemunhos da missão e Pejoteiros, Reflexões Dominicais do Evangelho, Oficio Divino em memória de Gisley, Estudo sobre metodologia, Subsídio O Corpo, Síntese da ampliada de Palmas e “Um Milhão de Cartinhas da PJ”.
Depois iniciamos o Bloco “Nossos projetos e nossas parcerias” onde revemos os andamentos dos nossos projetos nacionais (Mística e Construção, Caminho de Esperança, Teias da Comunicação, AJURI e A Juventude quer Viver). As equipes responsáveis por cada projeto apresentaram suas ações como o Festival A Cor da Juventude, a organização do Encontro Nacional de Assessores, a manutenção do sitio virtual e informativo da PJ, a busca pela aproximação com a realidade indígena, ribeirinha e quilombola, a atuação da PJ com as políticas de juventude no Conselho Nacional de Juventude, Seminário Nacional A Juventude Quer Viver e a Campanha contra o Extermínio e Violência de Jovens.
No período da tarde tiramos um tempo de folga para conhecer um pouco da realidade que nos acolhe. Conhecemos o Convento da Penha, onde subimos o morro, tiramos varias fotos, “pagamos mico”, dançamos ciranda e espalhamos a nossa felicidade para todas outras pessoas que também estavam por ali. É importante ressaltar dois momentos interessantes, o primeiro foi quando uma pessoa se aproximou de nós e iniciou o dialogo:
-“Quem são vocês?”, “De onde vocês são?”
- “Somos de vários lugares do Brasil”
- “E como vocês se conhecem?”
-“Somos de uma organização de juventude que está presente em todo o Brasil, estamos em uma reunião onde está presente uma pessoa de cada região”
-“Nossa que lindo! Eu ouvi vocês cantando e dançando em roda ali em baixo. Continuem sempre assim. Vocês espalham esperança e alegria por onde passam. As pessoas estão muito tristes e sem esperança e precisam de pessoas como vocês. O Brasil precisa de pessoas como vocês. Continuem sempre assim como o próprio Cristo nos ensinou”
Outro momento interessante foi quando estávamos descendo o morro e observando alguns muros que estavam pintados com vários desenhos religiosos. E em um espaço bem no cantinho do muro estava pintado um bonito, singelo e humilde símbolo da PJ. Ficamos muitos felizes em vivenciar alguns desses momentos que podemos chamar de sinais do Reino e ver o trabalho da PJ acontecendo por todo o Brasil.
Depois, mesmo com muito frio, e atendendo aos pedidos do pessoal da região Centro Oeste, fomos conhecer a Praia da Costa. E depois conhecemos uma grande loja de chocolates do Espírito Santo.
Já de volta ao Seminário do Verbo Divino, todos bem alimentados, iniciamos o Bloco “Nossos recursos” noite adentro. Apreciamos as prestações de contas, analisamos nossos projetos financeiros, discutimos sobre a “Campanha Em 2010 Doe 10 reais para a PJ Nacional” e por fim cuidamos da sustentabilidade de toda nossa estrutura nacional. Já bem tarde com o fim das atividades do dia, fizemos um breve momento de descontração mesmo com o grande cansaço prazeroso dos trabalhos realizados.

Voltar ao Indice

 

 

 

Boletim da Reunião da CN/CNA/SN - 3º DIA 05/06/2010

 

Por Paula Grassi e Luís Duarte
Coordenadores Nacionais pelos Regionais Sul 3 e Centro Oeste

No terceiro dia da reunião da Coordenação e Assessoria Nacional da Pastoral da Juventude a galera dos grupos de Jovens da PJ da Arquidiocese de Vitória, reunida no mesmo seminário no curso de Inverno, fizeram oração de acolhida transbordada de criatividade, alegria, cores, movimentos e vida para a CN e CNA.
Logo após a oração da manhã, durante todo o dia e parte da noite trabalhou o bloco 8 – Nossa Organização. Nesse bloco debateu-se os seguintes pontos de pauta: Atuação e Avaliação da Coordenação, Assessoria e Secretaria Nacional; X Encontro Nacional e Ampliada Nacional da PJ.
Na noite para o encerramento do trabalho do dia houve uma confraternização entre os membros da CN, CNA e as/os jovens capixabas.

Voltar ao Indice

 

 


 

PJ anuncia Festival Nacional de Música e Poesia

1° Festival de Música e Poesia A Cor da Juventude

Abram-se as cortinas...


O encontro. A partilha. O entusiasmo! A criação. Cada um vai
chegando com seu instrumento, afinando cada corda e cada nota
que acorda e dá cor à melodia, à letra, entoada em uníssono
trazendo a vida a arte, e trazendo arte à vida.

Respeitável público jovem, a Pastoral da Juventude orgulhosamente
apresenta o 1° Festival Nacional de Música e Poesia "A Cor Da Juventude”

Esse grande sarau pretende reunir poesia e música das juventudes
de todo nosso país, abordando à vida dos/das jovens,
suas conquistas, suas dificuldades, suas bandeiras de luta,
tendo como tema: “Chega de violência e extermínio de Jovens”

Nesse balaio cabem todos, que se colocam em marcha, inspirados/as,
no exemplo de vida, do Libertador.
Que possamos aqui trocar experiências, idéias, conceitos,
amplificar as vozes que clamam por um outro mundo possível, e unir as mãos que
constroem à civilização do amor.


Em breve lançamento do site oficial do festival,
onde estarão disponíveis o regulamento e as inscrições.

Agora pode se aconchegar, entrar na ciranda com a gente e fazer

parte desse balaio de sonhos.


Por
Coordenação do Festival

Voltar ao Indice

 


 

 Posse do Instituto de Protagonismo Juvenil - IPJ

 

IPJNo último dia 21 de maio no Salão de Eventos do Cristal Hotel na presença de autoridades do poder público do Governo do Estado de Pernambuco e autoridades municipais, entre elas do poder religioso, governamental, educacional entre outros, são empossados os membros da diretoria do Instituto de Protagonismo Juvenil - IPJ.

O Padre André Carlos da Silva pároco da Paróquia de São José de Surubim empossa os diretores do IPJ num gesto solene de brochar os membros. O presidente do IPJ, o jovem José Aniervson, em seu discurso agradece pela presença de todos e diz que o instituto defenderá os direitos da Juventude e não medirá esforços para garantir que esses direitos sejam cumpridos e ainda pede a colaboração de todos para em parceria desenvolver atividades que proporcionem a emancipação da juventude de Surubim e região.

Na oportunidade estava presente o Coordenador Executivo Diocesano da Pastoral da Juventude, o jovem Samuel Azevedo da cidade de Limoeiro/PE que elogiou a atuação da juventude surubinense e prestigiou o evento com sua presença.

O IPJ é uma entidade sem fins lucrativos, de caráter filantrópico que tem como objetivo a garantia da participação democrática, expansão dos direitos, promoção e preservação da dignidade e do protagonismo juvenil. Além de outras coisas o IPJ visa promover ações de caráter educacional, cultural, pesquisa e tecnológica, bem como a promoção social e combate a pobreza, discriminação racial, étnica e de orientação sexual entre adolescentes e jovens das áreas mais carentes da sociedade e estimular a sua organização.

O instituto deseja dessa forma contribuir para a construção de uma sociedade justa, democrática e sustentável.

Voltar ao Indice


 

Resultado Parcial da Pesquisa sobre Desemprego

e condições de Emprego em Surubim

 

No último dia 21 de maio no Salão de Eventos do Cristal Hotel em Surubim/PE aconteceu a Solenidade de Encerramento da Semana da Cidadania 2010 que teve como tema: Trabalho para a Vida, não para a Morte! Na ocasião foi divulgada também o resultado parcial da pesquisa sobre o desemprego e as condições de emprego dos jovens de Surubim, pesquisa desenvolvida pela PJ de Surubim.

O evento contou com autoridades do poder público municipal e do estado, além de autoridades religiosas, estudantes, professores, empresários e demais pessoas interessadas no resultado da pesquisa.

Para ter acesso ao resultado parcial da pesquisa, basta clicar aqui! e baixar o documento em seu computador.

O resultado final será elaborado pela equipe técnica do Instituto de Protagonismo Juvenil - IPJ e será lançando na forma de um livro nos próximos meses. Aguarde!!!

 

Voltar ao Indice


I Seminário para Gestores e Conselheiros

 de Juventude de Pernambuco

 

 

Seminário de Juventude

Seminário de Juventude

 

 Voltar ao Indice

 

 

 

Coordenador Diocesano da PJ inicia

Pós-Graduação em Juventude na cidade de Goiânia-GO

 

Aniervson, Coordenador Diocesano da PJO Coordenador Diocesano da PJ iniciou esse mês de janeiro (07/01) sua Pós-Graduação "Juventude não Conteporâneo Mundo ", Sob a coordenação da Casa da Juventude Pe. Burnier (CAJU) e em convênio com a Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), promovida pela Rede Brasileira de Institutos de Juventude.

 

 

 

Objetivo

 

  • * Aprofundar o conhecimento teórico, prático e científico da juventude contemporânea.
  • * Possibilitar debates e reflexões metodológicas das práticas e das políticas públicas, capacitando profissionais para uma promoção de estratégias de atuação junto aos / às jovens.
  • * Desenvolver Estudos e Pesquisas sobre Juventude, TENDO em vista uma produção científica acerca da temática juvenil.

 

Destinatários

  • * Profissionais vinculados às áreas de educação, serviço social, psicologia, Sociologia, Direito, agentes de pastoral, Escolas Gestores de Políticas Públicas, Projetos Sociais, Conselheiros / as Tutelares e de Direito, e outras áreas afins ao campo juvenil.

 

 

  • * Alexandre Piero (Especialista em Juventude)
  • * Carmem Lúcia Teixeira (Mestra em Ciências da Religião)
  • * Eduardo Sugizaki (Doutorando em História)
  • * Hilário Dick (Doutor em Letras)
  • * Janira Sodré Miranda (Doutora em História)
  • * Laurício Neumann (Doutor em Educação)
  • * Liciana Caneschi (Mestra em Psicologia)
  • * Lourival Rodrigues da Silva (Mestre em Ciências da Religião)
  • * Normalene Sena Oliveira (Mestra em Enfermagem)
  • * Renato Souza (Mestrando em Ciências Sociais)
  • * Rezende Bruno de Avelar (Mestre em Ciências da Religião)
  • * Vanildes Gonçalves dos Santos (Mestra em Ciências Sociais)
  • * William Silva Bonfim (Mestre em Comunicação)
  • * Convidados da América Latina

Voltar ao Índice

Mais informações: Site da CAJU

 

 

Seminário "Perspectiva de Juventude"

 

 

 

 

Seminário

 

Em comemoração aos 10 anos da Pós-Graduação em Juventude não Contemporâneo Mundo, promovido pela Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude, acontecerá, na Casa da Juventude Pe. Burnier, nos dias 14, 15 e 16 de Janeiro, o Seminário "Perspectivas de Juventude".

O seminário é Destinado a alunos / as das 10 edições da Pós em Juventude, especialistas em juventude, Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude, Observatórios de Juventude, estudantes, pesquisadores / as, professores / as e jovens dos diversos grupos e segmentos.

PROGRAMAÇÃO:

14/01/2009 (quinta-feira)

 

Abertura

  • Horário: 14h30 às 17h30 (30 'para cada debatedor / a)
  • Tema: Juventude, gênero e diversidade sexual
  • DEBATEDORES / as: Prof Dr. Luiz Melo (UFG), Prof ª Ms. Vanildes Gonçalves (CAJU), Grupo Transas do Corpo e Sra. Bete Fernandes (AGLBT)
  • Coordenação: CAJU

     

    15/01/2009 (sexta-feira)

    1 ª Mesa

  • Horário: 08h às 10h (30 'para cada debatedor / a)
  • Tema: Juventude e Segurança
  • DEBATEDORES / as: Prof ª Dr. E Dalva Maria Borges (UFG), Mestranda: Gardene Leão (CAJU)
  • Felipe da Silva (Campanha Nacional Contra o Extermínio de Jovens)
  • Coordenação: Anchietanum

     

    2 ª Mesa

  • Horário: 10h30 12h às (30 'para cada debatedor / a)
  • Tema: Juventude, trabalho e meio rural
  • DEBATEDORES / as: Prof Ms. Cleuton Ripol e Esp. Clivonei (PJR, Escola Família Agrícola - Orizona).
  • Coordenação: Trilha Cidadã

     

    3 ª Mesa
    Horário: 14h30 às 17h30 (30 'para cada debatedor / a)

  • Tema: Juventude e negritude: racismos e anti-racismos
  • DEBATEDORES / as: Prof ª. Luciana Oliveira (UFG / UCG), Prof º. Cleuton Pereira (IFG) e Esp. Juventude em - Silvia Maria (IFJC)
  • Coordenação: IPJ Leste II

     

    4 ª Mesa

  • Horário: 17h às 19h (30 'para cada debatedor / a)
  • Tema: Juventude e um Tematização Acadêmica
  • DEBATEDORES / as: Prof º. Ms. Renato Almeida, Prof º. Dr º Hilário Dick e Prof º. Ms. Lourival R. Silva
  • Coordenação: IPJ Leste II

     

    16/01/2009 (sábado)

    Fórum Aberto
  • Horário: 08h às 10h
  • Tema: Futuro e Perspectivas do Programa Lato Senso em Juventude Contemporânea da Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude ea Implementação do Programa de Especialização em Visual Juventude
  •  

  • Coordenação: Pós-Graduação em Juventude não Contemporâneo Mundo e Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude.
  •  

    Fonte: (www.casadajuventude.org.br)

    Voltar ao Indice


     

    Pastorais da Juventude lançam Campanha Nacional

    Contra o Extermínio de Jovens

     

    Campanha contra o extermínio de Jovens

    Lançada no dia 28 de novembro, em Ipatinga, interior de Minas Gerais, uma Campanha Nacional contra o Extermínio de Jovens mobilização de diversas Pastorais da Juventude do Brasil assumiram, que a luta em defesa da juventude, como medida PRIORITÁRIA e urgente.

    A Campanha Nacional começou em 2008, durante uma preparação da 15 ª Assembléia Nacional das Pastorais da Juventude do Brasil. O objetivo é construir uma cultura de paz, em defesa da vida da juventude, denunciando as estruturas sociais que geram violência e morte.

    A iniciativa está Baseada em três eixos. O primeiro se Refere A Formação Política e trabalho de base, com ações de conscientização da juventude quanto aos debates de Segurança Pública e Direitos Humanos.

    O segundo foca nas ações de mobilização da sociedade e divulgação da campanha eo terceiro ponto diz respeito ao monitoramento e denúncia quanto a Violação dos Direitos Humanos exercido pela mídia. A idéia é Produzir Estudos e realizar seminários de reflexão sobre as temáticas que Envolvem a questão da violência contra os jovens.

    De acordo com uma pesquisa sobre o índice de violência contra jovens e adolescentes, Publicada no início deste semestre pelo Observatório de Favelas, morrido de 2006 até 2012 ter, Devem, por assassinato, aproximadamente 33 mil jovens no Brasil. Felipe informa que Recife, capital de Pernambuco, na região Nordeste, está classificada como uma cidade que apresenta os maiores índices de morte por armas de fogo.

    A situação de violência contra os jovens vem preocupando, cada vez mais, a juventude brasileira. A Organização das Nações Unidas (ONU) alerta que são os jovens entre 15 e 24 anos de idade, os mais Que Sofrem agressões físicas, sobretudo, negros e negras.

    O próximo ato da campanha é o lançamento do texto-base em que será divulgado janeiro do próximo ano. Ao longo de 2010, diversas atividades estão programadas um fim de fortalecer a luta em defesa da vida e dos direitos da juventude.

    Estão PREVISTAS uma Realização do Seminário Nacional de Avaliação e Monitoramento da Campanha, que acontecerá em julho do ano que vem, e também pré-das marchas locais que articularão um Grande Marcha Nacional, marcada para acontecer em 2011.

    Fonte: (www.casadajuventude.org.br)

    Voltar ao Índice

     

    Coordenador Diocesano da PJ lança Vídeo sobre Juventude.

     

    Aniervson, Coordenador Diocesano da PJO Coordenador Diocesano da PJ, José Aniervson, lança um vídeo sobre Juventude nessa última quinta-feira de Fevereiro (18/02/2010).

    O vídeo contem imagens de jovens e alguns conceitos de Juventude que vale a pena conferir.

     

    Para assistir o vídeo é Necessário fazer o download em seu computador. Para baixar agora é só clicar aqui. E Bom video.


    Voltar ao Índice


     

     

     

     

     Mensagem do Assessor Regional Estadual da PJ um de Surubim

     

    "HEI Juventude, ROSTO DO MUNDO, LOGO TEU DINAMISMO ENCANTA QUEM TI VER! NA LIBERDADE, APOSTA TUDO, NÃO PERDE NADA NA CERTEZA DE VENCER!

    (Jorge Trevisol)

     

    Hilton, Assessor Estadual e Regional da PJ 

     

    CARTA A PJ DE Surubim - PE

     

    Caros amigos e amigas, PJoteiros e PJoteiras das Paróquias de Surubim, axé, muito axé! E um feliz tempo do Natal do Senhor!

     

     

    É com grande alegria que escrevo estas poucas palavras para vocês que estão reunidos (as) na 1 ª Assembléia Paroquial da PJ. Tenho acompanhado o trabalho evangelizador de vocês, seja pelo orkut, seja pelos e-mails que recebo, seja pelos amigos e amigas que já conheci pessoalmente (Cinthia, Kássia, Fátima, Aniervson e Taciano). Tenho visto com admiração e alegria todos os eventos realizados por vocês, um trabalho verdadeiramente PJoteiro. (Ação, Formação e Espiritualidade) Pois, o que caracteriza um trabalho PJoteiro é o amor ea paixão que queima em cada jovem, é o amor por Jesus, que se faz presente nos rostos dos (as) Jovens; em cada coordenador (a) , em cada assessor (a), e é isso que tenho observado na surubinense PJ! Tenho dito para alguns amigos (as) que a PJ de Surubim (Na Diocese de Nazaré), está sendo uma Vitrine para todo estado, e porque não dizer para o Regional Nordeste 2?

    Precisamos de uma forte PJ, organizada, articulada e missionária, que tem uma PJ na Palavra de Deus o fundamento para sua ação, pois os desafios são grandes. Moramos em um estado onde os índices de violências são os maiores do País, mas, uma PJ de Surubim já tem dado grandes passos para tentar amenizar esse grave problema. Tem se Empenhado na Campanha Nacional das Pastorais da Juventude do Brasil Contra o Extermínio dos Jovens. (seja Através das marchas, da semanas das Nações: Cidadania, Estudantes e Juventude, da luta pela criação do Conselho Municipal de Juventude, dos eventos culturais e esportivos, da participação nas Conferências de Políticas Públicas, da luta pela implantação dos Pontos de Culturas, Da Organização e da PJ Nas suas diversas Instâncias, entre outros ....).

    Sei que um PJ de Surubim também tem enfrentado vários desafios, mas, quem enfrenta desafios não? Afinal, os desafios estão nos caminhos dos lutadores (as). Como diz uma musica do Jorge Trevisol; "Jesus convida, conta contigo, mais é preciso ter coragem de Morrer". Assim como ele fez, fez Josimo, fez Doroth, fez Gisley, aos fez Helder Câmara (90 anos morreu, nunca mais deixou de se arriscar), e tantos outros que Tiveram coragem e tem de morrer, se preciso fosse, se preciso for.

    Por isso, caros (as) companheiros (as), irmãos e irmãs de caminhada, continuem firme na luta! Precisamos estar unidos para construir uma sociedade melhor, sobretudo para Juventude (pois essa é a missão da PJ). E esse trabalho começa por ai Surubim, mas, não para por ai, pois vocês moram num estado, num país e num mundo. Precisamos cuidar primeiro da nossa casa, é verdade, mais não podemos ser egoístas, pois o mundo é nossa casa maior, e precisamos unirmo-nos a todos (as) para salvar esse planeta. Sei que vocês tem essa consciência.

    Finalizo dizendo que como muito de vocês eu também conheci esta Pastoral na minha adolescência (1995), e me apaixonei por ela, que paixão virou amor já um tempo. Pois sei que a juventude nela pode lutar e sonhar, pode ajudar tantos jovens a descobrir o verdadeiro sentido da vida. Nela aprendemos a viver, nela nos sentimos Igreja, nela aprendemos a ter uma outra visão de Mundo, acreditamos que um Um Outro Mundo é Possível, um mundo como Jesus Sonhou, mundo todos tenham vida em que, e não é qualquer vida, é vida em abundancia! (João 10,10)

    Nesta PJ já passei por muitas experiências (grupo de base, Coordenações fazer: Grupo, Paróquia, Diocese, Regional e Nacional). E em todas essas experiências vividas, só passei a acreditar mais ainda na força das bases.

    Por isso meus caros, muito força! Muita ousadia!, Muita esperança! E, só um pensamento, uma só força e um só coração! PJ!

    Que juventude seja de fato uma Prioridade de vocês, que os grupos de Jovens Sejam de fato uma Base de Dados da surubinense PJ!

     

    Que Cristo seja sempre uma força de vocês, e que Maria, uma simples Jovem de Nazaré, Seja um modelo de Jovem fiel ao Projeto de Jesus, aquela que teve coragem de cantar Que Deus derrubou dos tronos os poderosos e exaltou os humildes (Lucas; 1, 52)

     

    Tenham todos (as) um feliz Ano Novo! Cheia de muita paz e vida!

    Nos encontraremos por ai! Até breve!

     

     

     

    Serra Talhada, 27 de dezembro de 2009

     Festa da Sagrada Família.

     

     

     

    José Hilton Alves de Sousa

    Assessoria Estadual e Regional da PJ

    Serra Talhada - Diocese de Afogados da Ingazeira - PE

     

    Voltar ao Índice


     

     

    Mensagem do Coordenador Diocesano da PJ

    sobre a Violência na Juventude!

    Aniervson, Coordenador Diocesano da PJ

     

     

     

     
     

     

    Raysha Reis

     

     

     

    "Agradeço pelo Empenho de tantas vozes dispersas até agora!

    Vamos juntos / as gritar, girar o mundo.

    Chega de violência e extermínio de Jovens! "

    Pe. Gisley Azevedo (in memorian)

     

                Falamos tanto em Igualdade social, liberdade de expressão, livre arbítrio e tantas outras teorias que quando nos damos conta estamos sendo tolos em acreditar que apenas as nossas palavras mudarão alguma coisa.

                É cômodo demais fecharmo-nos em nossas casas, escolas, igrejas, rodas de amigos, grupos de jovens e acharmos que estamos lutando por um mundo melhor, onde reine a justiça ea paz, enquanto fora dessas paredes Os Nossos jovens estão sendo violentados e  TENDO seus direitos violados ... estão sendo mortos!

                Precisamos urgentemente sair às gritas contra o extermínio da juventude, como dizia o inesquecível padre Gisley, que foi assassinado por um defensor da causa da justiça Igualdade e não seio da juventude.

                Enquanto estivermos de braços cruzados, isolados e protegidos por nossas paredes nunca iremos conseguir enxergar, nem experimentar essa Paz e Justiça tão sonhada.

                Essa violência não está distante de nós, nossa cidade está em, talvez até dentro de nossas casas. Recente exemplo dessa violência foi o assassinato da jovem e mãe Raysha Reis, de apenas 22 anos de idade, que no auge de sua mocidade teve sua vida interrompida pela falta de respeito e amor ao próximo. Raysha e Milhares de outros jovens são mortos brutalmente a cada dia em nosso País.

                Não quero, nesse momento, culpar, nem tão pouco favelas inocentar os autores desse atrocinato; Gostaria de, nessas palavras, dizer da Necessidade de sairmos de nossas casas e irmos às ruas que, já, aos guetos, como palafitas grandes, cidades como, Não Gritando pela Paz, mas, de bem Construindo Cidadãos.

                TER UM Parte que pesar que dizer É grande dessa culpa é nossa. Nossa, porque não estamos exercendo o nosso papel de defensor Cristão que é a vida em sua plenitude. Nossa, porque estamos acomodados em nossos grupinhos de reza, de partilha, de festa e não estamos sendo uma "Oceano nenhuma gota" como Madre Tereza de Calcutá. Nossa, porque não temos direito de concentrar todo o conhecimento e segurança para nós mesmos pereçam E PERMITIR QUE OS outros. Nossa, principalmente, porque não estamos fazendo nada para mudar essa realidade. Infelizmente!

                A violência está ai. Os nossos jovens estão ai. Nós estamos "nem ai". Isso é uma lástima! É frustrante! "Envergonhante"!

                Onde estão os frutos de nossa fé? Quem é o alvo de nossas orações, senão que estes estão "distantes de Deus"?

                Nessa ocasião, convertido a juventude de toda nossa Diocese e em especial, todos os militantes da Pastoral da Juventude, uma SAIREM de suas casas e se prontificarem POSIÇÃO EM de batalha para podermos sair em marcha contra o extermínio dos nossos jovens, pois enquanto continuarmos Trancados em nossos grupos mais vidas Estarão sendo mortas.

                Nossas pastorais só servirão a Deus a medida que estiverem servindo aos menores dos nossos irmãos.

    Vamos todos juntos construir uma Civilização do Amor!

     

     

    Por,

    Aniervson José Souza dos Santos

    Coord. Diocesano - Pastoral da Juventude

    Diocese de Nazaré-PE


    Voltar ao Índice

     


     

    Homenagem ao Pe. Gisley


    Pe. Gisley

     

    Amigos e amigas, tudo que se diga é de menos.

    Deixa que diga, contudo, um pouco das minhas lágrimas.

    Fazia tempo que não chorava tão profundo ...

    O dia todo, de espaço em espaço ...

    Choro duplo: amigo por Gisley, dedicado, querido, lutador ...

    E por esta juventude que faz esse tipo de coisas.



    Falta muita coisa ser feita por ...

    Mesmo que nos matem ...

    É verdade que somos doidos encantados pela juventude!

    E não só a juventude que reza boazinha, que faz coisocas ...

    Por esta juventude que mata porque não foi amada ...

    Uma juventude que nem sabe que é amada.



    A grande criminosa é a sociedade que não se ama e, por isso, estes Produz frutos que a gente momento, neste, só pode chorar

    NÓS TAMBÉM Infelizmente, também a Igreja, também uma Pastoral da Juventude é culpada por esta crueldade.

    Eels que pareciam estar tão longe, de repente entram em nossa casa ...



    Vontade de abraçar estes meninos e dizer: "Menino! Nós te queremos bem ..."

    Mas eles vão sofrer ... Provavelmente também vão ser mortos. Que desgraceira!



    E fico pensando em D. José Mauro, o mártir do Documento sobre a Evangelização da Juventude

    E fico olhando agora, para o amigo Gisley, mártir Daquilo que Deveríamos ter começado há muito tempo deixando Querelas bobas em vez de irmos ao encontro desses que PRECISAM de nosso afeto.



    P. Hilário Dick S.J.

    16 de junho de 2009

     

    Voltar ao Índice

     


     

    Políticas Públicas para a Juventude - PPJ's

     

     

              
    É na juventude que deposita uma sociedade como maiores esperanças de vivermos em um mundo melhor no futuro, por outro lado, neste segmento também é, de 16 a 29 anos, Que infelizmente encontramos mais ocorrência dos principais problemas da atualidade. Entre os jovens estão os maiores índices de usuários de álcool, cigarros e drogas; Causadores e Vítimas de acidentes de trânsito. TAMBÉM OS JOVENS SÃO OS QUE MAIS SOFREM COM O desemprego, e um para os que entram Criminalidade.
    Esta grande contradição entre a esperança nas Novas Gerações ea triste realidade urbana encontrada nas estatísticas, gera uma Necessidade de que o Poder Público ea sociedade civil definam planos e ações direcionadas uma Proteger, Capacitar e Gerar oportunidades aos jovens, de modo a mudar estes números. Este conjunto de ações e planejamentos com o apoio dos Governos da população de São Políticas Públicas para uma Juventude, Ou P.P.J.
     
    Há algum tempo um PJ de Surubim os Começou a articular Seguimentos da cidade de Surubim Para a Criação do Conselho Municipal de Juventude (TEM CMJ) que o objetivo de acompanhar e auxiliar o Município na Implementação de Políticas Públicas direcionadas à Juventude.

     

     

    Voltar ao Índice


     

     

    Pastoral da Juventude participa da Comissão Municipal Pró-Selo Unicef em Surubim

    Selo Unicef

     

     A Pastoral da Juventude de Surubim Juntamente com outros orgãos da sociedade civil e os Organismos Municipais Compoem um Comissão Municipal Pró-Selo Unicef, Com o objetivo de Melhorar o atendimentos às Milhares de Crianças e Adolescentes na cidade de Surubim e dessa forma conseguir o Selo Unicef como município que garante os direitos das Crianças e dos Adolescentes.

    Mais informações ... Clique Aqui!

     

    Voltar ao Índice


     

     

    Em breve mais notícias, visite-nos sempre!

    DEUS ABENÇOE!

    Página Inicial

     
    O CMJ tem o papel de Discutir, Elaborar, participar e Desenvolver programas voltados ao Jovem do município, trabalhando em parceria com entidades relacionadas com o tema e buscando apoio dos Governos, , Empresas etc Sociedade
     
     
     
    Maiores informações:

    Contra o Extermínio da Juventude

     

     

     

    Surubim, 09 de Novembro de 2009

    Festa de São Leão Magno

     

     

     

     

     

     

    Homenagem Especial Raysha uma Reis (in memorian)


     


    Disciplinas

    • * Juventude Comunicação e Linguagem
    • * Contemporaneidade e Juventude
    • * O / a Educador / a de Adolescentes e Jovens
    • * Gênero e Etnia
    • * História dos Jovens na América Latina
    • * Instituições e Formação de Jovens
    • * Juventude e Religião
    • * Metodologia de Pesquisa em Juventude
    • * Metodologia do Trabalho com a Juventude
    • * Políticas Públicas de Juventude
    • * Psicologia da Adolescência e Juventude
    • * Saúde do Adolescente e da Juventude
    • * Socialização de monografia, artigo ou Projeto de Intervenção
    • * Sociologia da Juventude
    • * Seminário 10 anos da Pós-Juventude
    • * Visitas de Campo

     

    Corpo Docente

     

    Esta especialização surge das demandas e desafios que emergem na prática cotidiana com os / as jovens, nas atividades educativas formais e não formais. Atuar com os / as jovens exige competência e conceitual e metodológica que assegur conhecimento sobre as dimensões sociais, culturais, econômicas e políticas da condição juvenil. A Pós-Juventude considera uma cultura juvenil e como o jovem protagonista social, buscando novos referenciais para uma garantia de um e direitos Construção de um "Outro Mundo Possível".

     

    Criar um Site Grátis Incrível | Criar uma Loja online Grátis | Sites Grátis | Free Websites | Wordpress e Prestashop Grátis